Slogans cosméticos - ruins...

Mais marketing do que ciência, hoje retomamos a série de posts em que desmontamos palavras que nada dizem no mundo dos creampies.

O primeiro da série foi "Publicidade de cosméticos ou. palavras que não valem nada" e a segunda, mais focada em greenwashing. No post de hoje focamos em 5 slogans que, hoje, você encontra no ponto de ônibus. O ódio começa. 

"Penetra até nas camadas mais profundas da pele"

💭 Você pensa: que legal que comparado aos cremes que só ficam na porta, esse produto promete penetrar fundo (mmmm) até chegar no meu DNA como uma picada de aranha radioativa  

❌ Mas o que isso realmente significa é: NADA.
Os cosméticos, por definição e lei, são projetados para atuar nas camadas mais superficiais da pele (a epiderme). Se você for mais fundo, já estamos falando de medicamentos e receitas médicas (ou intervenções de cirurgia plástica). Mas vamos lá, cosmética tem a ver com superficialidade, leveza... e isso é ótimo. 

👌Um slogan menos sexy, mas mais preciso, seria: este creme atua onde deve; sobre tudo.

"Alta tecnologia patenteada"

💭 Você pensa: esse grupo descobriu a nova penicilina com a Coca-Cola e a protegeu para que ninguém a roube por ser chirripitiflautical.

❌ Mas o que isso realmente significa é:
eles foram os primeiros a chegar ao cartório ou cartório de Patentes e Marcas. Ser o primeiro é sinônimo de ser o original; mas não é sinônimo de bom ou eficaz ou tecnologicamente mais avançado do que já existia até hoje.

Você pode 'patentear', ou seja, proteger muitas coisas do plágio: o nome das crianças Kardashian , uma marca (por exemplo, Siwon), um logotipo... até mesmo uma cor para que quem quiser usá-lo tenha que conferir primeiro.

Nesse sentido e sob o pretexto de “ciência”, muitas marcas de cosméticos patenteiam nomes de compostos (por exemplo, REDUCTI-ARRUGUIL XXL), que nada mais são do que a soma de ingredientes já existentes.Como se tivessem ‘patenteado’ a receita da paella.E a paella é tremenda, não digo que não... mas não é propriamente de alta tecnologia. 

👌Um slogan menos sexy, mas mais preciso, seria: inventamos um novo nome que parece legal.

"Alta concentração de ingredientes ativos"

💭 Você pensa: eles estão me dando toda a vitamina de uma só vez e então isso vai funcionar como o espinafre do Popeye

❌ Mas o que O que realmente significa:
olhinho. Na cosmética, trata-se de dar a cada pele o que ela precisa. Nem mais nem menos. Abusar é pura gula cosmética. 'Exagerar' em certos ingredientes ativos pode causar:

A) Nada ou perda do seu dinheiro. Por exemplo, não importa quanto suco você beba, o corpo tem um limite diário de absorção de vitamina C e o restante sai igual quando entra.
B) Alterações da barreira cutânea, irritações e movimentos por ultrapassar a % adequada

👌Um slogan menos sexy mas mais preciso seria: este creme tem as percentagens relevantes para a função pretendida e o tipo de pessoa a quem se destina . 

"Livre de produtos químicos"

💭 Você pensa: se eles tiram a química, então química = coisa ruim

❌ Mas o que isso realmente significa é:
NADA. É a quimiofobia que querem colocar no seu corpo. A química funciona. A química é sua amiga.Tudo é química.Água, seu corpo, qualquer alteração a que você submeta um ingrediente (por exemplo, Ferver um ovo)… É tudo química.

Você quer um hidratante sem produtos químicos? – pegue uma garrafa cheia de ar e coloque um adesivo nela.Ah! Espere! Não! que o barco e o ar também são compostos químicos!

Além disso, pergunte-se... se alguém se define pelo que NÃO é ou NÃO tem... pelo que realmente É?

É como se você perguntasse a alguém 'você gosta de mim?' E ele responde… 'Posso te dizer que NÃO gosto de brócolis.' Que merda…  

Na cosmética, a química é necessária, segura e eficaz... ou não é.Não duraria muito, nem seria bom, nem lucrativo... um negócio que consistia na venda de cremes químicos nocivos que matam/envenenam/afetam negativamente os seus clientes. Teria uma recorrência baixíssima, uma satisfação horrível, ódio nas redes sociais, reclamações, ações judiciais... Se você pensar sobre isso com frieza, mesmo sendo um cientista louco ou um demônio capitalista, não há incentivo para fazer química 'ruim' (ao contrário da opinião que os naturnazis querem colocar em você)

👌Um slogan menos sexy, mas mais preciso, seria: fabricamos produtos com origem e processos químicos como todos os outros. 

Mais uma vez, não esperamos que você se envolva mais do que já está.Apenas lhe darei truques e ferramentas para separar o joio do trigo.E para que não te contem histórias...

Na próxima vez que você estiver andando e vir uma placa que anuncia: Novo ingrediente salvador? Coisa nova que ninguém nunca fez antes? Um naturnazi que te assusta dizendo que tudo que você passa na pele é 💩?  

Tudo bem... mas minha querida Rosalía, diminua o hype... e deixe que te expliquem bem porque você não cai mais em enganos básicos.

PS: a postagem desta semana é patrocinada pelo nosso gel pró-envelhecimento WOWYOUNG. Retinol puro na percentagem relevante (0,3%), peptídeos para um efeito sinérgico com retinol e princípios ativos calmantes e hidratantes para uma fórmula pensada para quem está a entrar no mundo dos cremes pela primeira vez, mas que pretende resultados visíveis. Química total, é isso que funciona 🧑‍🔬

WOWYOUNG

Sérum noturno antirrugas com retinol.Minimiza rugas, linhas de expressão e ajuda no tratamento de espinhas.

Siwon
Nós nos saímos bem, certo!


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